sexta-feira, 19 de outubro de 2012

CONTOS CLÁSSICOS E A ALFABETIZAÇÃO INFANTIL





CONTOS CLÁSSICOS E A ALFABETIZAÇÃO INFANTIL

Origem
      A origem dos contos de fadas era parte do folclore europeu. Onde suas narrativas eram ilustrações contadas pelo povo, sendo adaptadas a cada geração, em que suas característica básicas fossem ajustadas em seus detalhes. O primeiro conto foi escrito em 1697 na França, por Charles Perrault. Um livro com muitas histórias como "A gata Borralheira" e "A Bela Adormecida no Bosque". Hoje a tradição de conta os contos de fadas está sendo substituída pelo hábito de assistir os desenhos ou filmes animados na televisão. Não podemos impedir as crianças de assistir e mais reservar alguns horários para a cultura da narração e da tradição oral.      
       Os contos clássicos possuem uma magia universal capaz de prender a atenção das crianças fazendo com que elas conheçam outros lugares através da sua imaginação. Com os contos as crianças aprendem a escutar, pensar e ver com os olhos da imaginação. As histórias exploram a linguagem oral e escrita, tem uma linguagem acessível e refletem princípios éticos, morais e culturais assim trabalhando os valores e ajudando na formação da criança. Os contos clássicos preparam as crianças para aprendizagem da leitura e da escrita lúdica e criativa.  
     O professor precisa procurar despertar a fantasia e a imaginação, criando um espaço de encantamento que auxilie o desenvolvimento da criatividade e da expressão. O professor deve estimular o raciocínio da própria criança: esperar que ela mesma tente criticar a história e tirar dela a conclusão que achar pertinente.

                           Principais Autores           
  Os Irmãos Grimm
       Nascidos na Alemanha Jacob e Wilhelm Grimm estudaram direito, mas abandonaram a advocacia para dedicarem-se à literatura. Escreviam à noite as histórias que ouviam durante o dia de parentes, amigos e camponeses. Essas histórias reunidas eram destinadas ao público adulto, mas com o passar do tempo os Irmãos Grimm as dedicaram às crianças por sua temática mágica e maravilhosa. Todos os contos dos Grimm pertencem à área das narrativas do fantástico-maravilhoso, por pertencerem ao mundo do imaginário ou da fantasia. Nos contos escritos pelos irmãos Grimm, sempre há uma mensagem positiva que se pode tirar das aventuras dos heróis e do castigo dos vilões. As bruxas, monstros, lobos e dragões usados nas histórias, serviam como um alerta para as crianças se afastarem de estranhos e obedecerem aos pais, por exemplo. De qualquer modo, nas histórias dos irmãos Grimm, as pessoas bondosas são premiadas e as maldosas são castigadas. Não é sempre que isso acontece na vida real, mas na fantasia dos irmãos Grimm quem merece sempre ganha um final feliz.
Algumas obras são:   Rapunzel; Chapeuzinho Vermelho; A Bela Adormecida.
  Charles Perrault
    Advogado francês, que acabou deixando advocacia para se dedicar a literatura, estabelecendo bases para um novo gênero literário, o conto de fadas, recebendo o título de Pai da Literatura Infantil. Em 1697 publico Contos da mamãe gansa, onde reuniu 8 contos, onde são os clássicos de hoje, como: Chapeuzinho Vermelho; A Bela Adormecida; O Pequeno Polegar; A Cinderela; entre outros. É possível observar uma diferença nos contos dos Grimm e de Perrault, confrontando-se os finais da história de Chapeuzinho Vermelho em Perrault, que termina com o lobo devorando a menina e a avó, e em Grimm, onde o caçador abre a barriga do lobo, deixando que as duas fiquem vivas e felizes enquanto o lobo morria com a barriga cheia de pedras que o caçador ali colocou. Em Perrault predomina a violência, enquanto na história dos Grimm estar presente a esperança e a confiança na vida.
   Monteiro Lobato
     Um dos mais influentes escritores da literatura infantil brasileira, formado em direito, atuou como promotor público até se tornar fazendeiro, onde passou a publicar seus    primeiros contos em jornais e revistas. Este notável escritor é bastante conhecido entre as crianças, pois se dedicou a um estilo de escrita com linguagem simples onde realidade e fantasia estão lado a lado. Pode-se dizer que ele foi o precursor da literatura infantil no Brasil. Criador do “Sitio o Pica-pau Amarelo”, que foi traduzido no mundo todo, com seus 17 volumes de livros infantis. O sitio onde tudo pode acontecer; com os personagens, Emilia, Narizinho, Pedrinho, Dona Benta, Tia Nastácia, Marques de Rabicó, Visconde de Sabugosa, Burro Falante entre outros. A lógica do sitio é que todo adulto entra no jogo da criança e se  discute a Historia do mundo. Essa mistura de fantasia com realidade é a própria essência o humor.


 
 Branca de Neve , A Bela e a Fera e Cinderela .
 
 Sítio do Pica-Pau Amarelo.


Referências
ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil: gostosuras e bobices. 4. ed. São Paulo: Scipione, 1994.
KRAEMER, Maria Luiza. Histórias Infantis e o Lúdico Encantam as Crianças: atividades baseadas em clássicos da literatura infantil. Autores Associados, 2008.

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